Rua: Sebastião Silvestre Neves, 214
São Sebastião, SP | CEP: 11600-000

depcompmss@gmail.com

Secretaria de Esportes Comitê Organizador

Tel.: (12) 3862-6803

Profissionais de Educação Física e Fisioterapia atendem delegação sebastianense durante os Jogos Regionais

13/07/2019

 

A delegação de São Sebastião, composta por cerca de 360 atletas, competiu em 24 das 25 modalidades 63ª edição dos Jogos Regionais 2019. No decorrer da disputa, lesões podem acontecer em partidas de futebol e até mesmo de xadrez. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes (SEESP) da Prefeitura de São Sebastião, disponibilizou três profissionais especializados para atender os competidores da cidade.   

Com aproximadamente 30 atendimentos diários, os professores de Educação Física, David Camargo Junior e Ari Lobo, acompanhados da fisioterapeuta, Márcia de Pádua Leite, garantiram a preparação e recuperação dos atletas, no alojamento sebastianense, na Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Tavolaro, no Pontal da Cruz.

“Nós atendemos todas as modalidades. Os esportes mais requisitados são Atletismo, Futsal, Futebol de Mesa, Futebol de Campo, Capoeira, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Xadrez – às vezes, ficar muito tempo sentado também ocasiona dor”, afirmou a fisioterapeuta.

O professor de Educação Física, David Camargo Junior, explica como é a preparação dos esportistas. “Chamamos de recuperação, ativação pré-jogo. Neste caso usamos a técnica de liberação miofascial, que faz com o músculo esteja preparado para os impactos das competições, com a prevenção de lesões”, disse.

Outro procedimento é a ativação do Core – um dos pilares da fisioterapia preventiva. “São exercícios para ativar a musculatura, responsável pela estabilização corporal”, afirmou o professor de Educação Física, Ari Lobo. A fisioterapeuta, Márcia Leite, utiliza o método agulhamento a seco (também conhecido como Dry Needling). “Comecei a utilizar a técnica durantes os Jogos Abertos do ano passado, pois é específico para dores musculares, e tem funcionado para aliviar as dores dos nossos atletas”, completou. 

Segundo os profissionais, é gratificante trabalhar nos Jogos Regionais. “É cansativo, mas ao mesmo tempo muito gratificante, pois cuidar daqueles que representam a nossa cidade é a melhor recompensa. Sem falar que esta gestão valorizou muito o nosso trabalho, tanto que a administração do prefeito Felipe Augusto nos incentivou na criação do ‘Centro de Referência ao Atleta Sebastianense’ voltado para avaliação e tratamento. Isso representa a excelência do esporte de São Sebastião”, destacaram.

Compartilhar
Please reload

Featured Posts

Delegações se reúnem para Congresso Técnico da 63ª edição dos Jogos Regionais

June 26, 2019

1/1
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon